5 dicas para você que ama fotografia

Woman with camera shooting on the beach

Se você, assim como eu, ama fotografia, então esse post é para você! Eu selecionei algumas dicas que considero muito importantes na hora de registrar um momento. Como um estudante e amante da fotografia eu sempre busco bons resultados e vou mostrar alguns passos para conseguir isso.

A fotografia, desde sua invenção, foi muito utilizada por todos, seja um para registrar momentos importantes ou para simplesmente ver como ficaram em algum tipo de roupa. Hoje em dia, com o avanço da era digital e com a criação de smartphones com suas câmeras super potentes, surgiram muitos fotógrafos mobile e também muitos fotógrafos profissionais que utilizam desse recurso.

Sem mais enrolação, vamos ao que interessa!

1 – Limpe a lente

Sempre que você for fazer uma foto com o celular, limpe a lente antes. Isso é uma coisa que pouca gente faz e acabam perdendo muitas fotos por causa disso. Repare como uma coisa simples mudará a qualidade das suas fotos.

2 – Procure a luz ideal.

Geralmente, as pessoas não pensam na fotografia como a “escrita da luz”, mas é exatamente isso que ela é. Para que você consiga uma foto com qualidade e nitidez, você vai precisar procurar o lugar com a luz ideal para a sua foto.

Você sempre terá muitas possibilidades de luz: podendo ser natural, como o sol ou artificial, como flashes e spots. Procure iluminar bem sua foto de acordo com a linguagem que você quer dar a ela.

3 – Intensidade da luz

Depois de encontrar a luz ideal para o tipo de foto que você quer fazer, observe a intensidade e distância da luz para a pessoa ou objeto que deseja fotografar. Isso interfere diretamente no “desenho de luz” que você quer fazer.

Luzes mais fortes e diretas tendem a gerar sombras mais contrastadas e marcadas. Um bom exemplo é a luz do sol ao meio-dia. Ela é bem intensa e “dura”.

Já luzes mais difusas criam uma textura muito mais suave e homogênea com sombras menos marcadas. Por exemplo, quando a luz do sol entra por uma janela e passa por uma cortina, a tendência é que ela fique mais branda e gere uma iluminação mais difusa, o que dá uma textura mais agradável e sombras mais suaves.

4 – Trabalhe a composição. Use a regra dos terços. (grid)

Você já ouviu falar da regra dos terços? Ela ajuda a dar mais harmonia para suas fotos. São quatro linhas imaginárias que cortam sua foto e divide ela em nove quadrantes, gerando assim quatro intersecções que são chamados de “os quatro pontos de ouro da fotografia”.

Quando for fotografar pessoas ou até objetos, use os pontos de ouro para compor a sua fotografia. Colocar o objetivo ou pessoa no centro da foto pode até funcionar, mas quando você usa os pontos de ouro, sua composição fica mais rica e harmônica.

Existem vários métodos que ajudam a compor as imagens, mas, com certeza, a regra dos terços é um dos mais utilizados.

5 – Exercite a sua visão

Essa é uma dica rápida, que eu tomo como exercício diário para mim, ir para os mesmos lugares e voltar com fotos diferentes. Isso exercita o olhar sobre uma mesma cena. Procure novos ângulos. Não olhe só para frente como é o comum, olhe para cima, para baixo, use a sua criatividade.

Bom, espero que essas dicas te ajudem a elevar o nível das suas fotos. Além disso, sempre busque conhecimento, existem muitas técnicas importantes que auxiliam no processo fotográfico. Acho que a maior dica que eu poderia dar é: confie no seu potencial, você é grande e se surpreenderá com o tamanho das coisas que será capaz de fazer.

Comentários no Facebook