Ler ouvindo Tente Outra Vez – Raul Seixas

Lembra aquela dieta que você prometeu começar? Lembra aquele projeto que você planeja, planeja e nunca sai do papel? Lembra aquela mudança no visual que você tanto adia, por que não sabe se vai ficar bom? Lembra que você ia entrar para a academia? Fazer uma caminhada? E aquela viagem que não sai da sua cabeça? Pois, bem! Dizem que o dia para começar algo é na segunda-feira, e adivinha que dia é hoje? Sim, segunda-feira! Então, vamos colocar em prática? Vamos começar?

Não importa em qual dia da semana você está lendo isso, mas faça da sua vida sempre uma segunda-feira. Comece algo novo todos os dias. Cito a segunda-feira apenas pela analogia ao que nós vivemos prometendo: “na segunda-feira eu resolvo isso”, “prometo que segunda-feira eu começo”, “segunda-feira eu vejo isso”. E vamos adiando, adiando e se passam segundas-feiras, semanas, meses e nada. Isso não é certo com você mesmo. Viver eternamente na nossa zona de conforto por medo de tentar é o maior erro das nossas vidas. Nos acomodarmos com o que temos e somos é sermos covardes com as nossas vontades.

Se for uma mudança muito radical, de extrema importância, não precisa ser de uma vez. Vá aos poucos, vá caminhando como um bebê: engatinhe, quando se sentir preparado, levante-se. Quando tiver de pé, se apoie na sua vontade, ela vai te ajudar e te equilibrar. Você só vai cair se sua vontade não for tão firme assim. Levante e tente novamente, cada vez mais forte. Uma hora, seus pés se firmarão e você vai chegar aonde deseja. Não esqueça: um passinho de cada vez.

Largue de uma vez por todas aquilo que te faz mal, que adoece sua sanidade mental, que te tira do seu bem-estar, que te faz se sentir pesado, com um fardo nas costas. Talvez seja seu emprego, então peça demissão e comece em outro. Talvez seja seu relacionamento, termine e comece outro. Talvez você não esteja feliz com seu tipo físico, procure um nutricionista e comece uma dieta. Talvez seja seu condicionamento físico que não está tão bom, comece a caminhar. Talvez seja a vontade de viajar, arrume as malas e vá começar uma aventura. Talvez seja vontade de algo e medo de fracassar, e para isso, comece tentando.

Todo dia é dia, toda hora é hora e toda idade é idade. Nunca é tarde. Comece algo novo e renove suas forças — nem que seja, uma coisa simples como começar uma série. Renove-se. Comece a fazer algo diferente. Ouça uma música nova, conheça alguém, algum lugar ou leia um novo livro. O que não pode é viver na mesmice. Mesmice cansa, fadiga, enjoa e adoece a alma.

Então, aproveite o hoje. Pare de dar desculpas a si mesmo e vá tornar realidade o que você só planeja e seu medo te incapacita de realizar. Só de começar, dar o primeiro passinho para essa mudança, já mostrará ao seu medo que você é maior que ele.

Facebook Comments